Plenária Municipal do Parlamento Jovem de 2025.

por Pedro Victor Palma Borba da Silva publicado 24/10/2025 18h58, última modificação 24/10/2025 18h58
No dia 30 de junho, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal, realizamos nossa Plenária Municipal.
Plenária Municipal do Parlamento Jovem de 2025.

Plenária Municipal.

Durante a Plenária, nossos alunos votaram as propostas elaboradas para cada subtema do Projeto, aprovando-se as propostas mencionadas a seguir:




SUBTEMA 01 - Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem.


Criação, pelo Governo de Minas Gerais, de plataforma digital, com aulas online e materiais educativos voltados à juventude, abordando expressões culturais locais, regionais e nacionais da cultura popular afro-brasileira, indígena e quilombola, de juventudes periféricas, cultura urbana, expressões artísticas, economia criativa e políticas culturais, promovendo o acesso dos jovens à diversidade cultural brasileira.

Criação, pelo Município de Bonfinópolis de Minas, da Casa de Cultura, para promoção, formação e valorização das manifestações culturais locais, com estrutura para oficinas de música, dança, teatro, artes visuais, exposições, apresentações, apoiando os artistas e ações voltadas à juventude e à preservação da memória cultural, utilizando os recursos da Lei Estadual nº 22.944/2018 e do Projeto Descentra Cultura.

SUBTEMA 02 - Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais.


Oferta, pelo Governo Estadual, de recursos destinados aos municípios, para a criação e manutenção de Casas de Cultura mediante à realização de eventos culturais voltados à juventude, tais como: festivais, mostras de talentos e feiras culturais com foco na participação social, na economia criativa e na inclusão juvenil. Municípios que cumprirem esses critérios terão prioridade no repasse de verbas no ano seguinte.

SUBTEMA 03 - Fortalecimento da gestão democrática.


Criação, pelo Governo Estadual, do Passe Cultural Jovem, uma política pública estadual que garanta transporte gratuito e entrada totalmente gratuita em cinemas, teatros, museus, centros culturais e eventos artísticos para estudantes da rede pública estadual de ensino. A iniciativa busca democratizar o acesso à cultura, fortalecer a formação cidadã da juventude e promover inclusão social por meio da arte e do lazer.

Tema sugerido para próxima edição: "Esporte e bem-estar para a juventude".