4ª Oficina do Parlamento Jovem de Bonfinópolis de Minas/MG.
Datada de 1864, a igreja é uma obra de singela beleza, localizada na Comunidade de Lajes, a 38 km do núcleo urbano. Sua construção é uma réplica da Matriz de Paracatu, município ao qual Bonfinópolis pertencia na época. Vale destacar que a origem do município de Bonfinópolis de Minas está diretamente ligada ao antigo povoado de Lajes.
Na ocasião, os jovens foram calorosamente recebidos por moradores da comunidade, que compartilharam seus saberes sobre a história da igreja e da tradicional Festa das Lajes, um bem imaterial registrado, que acontece desde a inauguração da igreja, em 1864.
De caráter cultural e religioso, a festa reúne moradores da comunidade, seus descendentes, habitantes de comunidades vizinhas e do centro urbano, para celebrarem os três santos de devoção local: Santo Antônio (padroeiro da comunidade), Nossa Senhora da Imaculada Conceição e o Divino Espírito Santo.
Originalmente, a celebração ocorria durante dez dias nos arredores da igreja. Atualmente, é realizada ao longo de quatro dias, com missas, procissões, levantamento de mastros, cavalgada e encontro de foliões, mantendo vivos os ritos e costumes das festas de antigamente.
Com simplicidade e muita riqueza cultural, os moradores relataram quem são os personagens que compõem a festa, como festeiros, mordomos, noiteiros e juiz de mastro, cada qual com suas funções e importância.
Também descreveram os objetos tradicionais utilizados, como o mastro, a fogueira, o rolo de corda, as coroas, as capas e o quadro divisor, elementos simbólicos que reforçam a identidade cultural da comunidade.